terça-feira, 19 de outubro de 2010

Araguaína: cidade abandonada.

Publicado em Portal O Norte

Se não bastassem os buracos nas ruas, agora temos os semáforos que não funcionam, uma rede de esgoto que custa 80% da fatura de água, um legislativo inoperante e nenhum representante eficiente na Assembleia Legislativa. Pode ficar pior!

Estou crente de que a fala do nobre deputado federal Tiririca não se sustenta. O “pior do que tá não fica” vem sendo menosprezado a todo instante em Araguaína e a coisa vai ficando pior. A começar pela total ineficiência da administração municipal. Uma administração inativa em todos os sentidos: saúde, educação, esporte, cultura e lazer.

Os buracos, que em muito se confundem com crateras, há tempos pertencem à “paisagem araguainense”. No início, a desculpa era a chuva; a chuva passou, veio o período seco e não tivemos nem mais as desculpas. As chuvas já estão quase voltando e nada foi feito. Ter boas intenções não resolve muitas coisas não, prefeito Valuar. Precisamos de ações que vão além das simples intenções. Se é que existem!

A sinalização de trânsito da nossa cidade está sucateada. Há mais de duas semanas os principais semáforos do centro estão inativos, sem contarmos que todos são arcaicos e em números insuficientes. Aliás, temos um trânsito caótico devido a uma sinalização deficiente.


Será que o poder público vai esperar que acidentes aconteçam para tomar providências? Cadê o Ministério Público que tem, dentre outras, a função de defensor dos direitos coletivos? Será que ninguém percebe que esta administração está sendo marcada por atos de improbidade administrativa?


Para conseguir uma consulta médica nos postos de saúde é necessário dormir de um dia para o outro. E essa festa do descaso é assistida por nossas autoridades municipais de camarote. Temos um legislativo municipal inoperante. Não estão cumprindo sequer com seu papel de fiscalizador do executivo. No legislativo estadual não temos nenhum representante mesmo sendo o segundo maior colégio eleitoral do Estado. Talvez alguém esteja lembrando do deputado estadual Raimundo Palito (PP) que diz ser de Araguaína. Não considero que seja, pois não encontramos sequer um escritório político por aqui e, muito menos, benefícios trazidos por ele. Se existirem, me mostre!


Se não bastasse tudo isso, estamos acompanhando a má aplicação dos recursos públicos no dito “recapeamento de ruas”. É importante ressaltar que não se trata de recapeamento, é uma pintura afim de esconder os buracos. É o dinheiro do público saindo pelo ralo através de serviços paliativos e de péssima qualidade. E muito mais: para dispormos de um ‘quase-esgoto’ devemos pagar 80% a mais da fatura de água, o que é um absurdo. Não temos garantido um direito básico sem sermos explorados.


É assim que vamos vivendo: acreditando que “pior não fica”, porém nos desiludindo a todo o momento. Quero fazer-lhe um pedido excelentíssimo senhor prefeito Valuar Barros: renuncie ao cargo para o bem de todos os araguaineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades