A Secretaria da Cidadania e Justiça preocupada com a humanização da população carcerária no Tocantins montou uma equipe técnica para realizar, a partir desta sexta-feira, 03, visitas ao Presídio Luz do Amanhã, em Cariri, e Casas de Prisão Provisórias do Estado.
Intitulada de “Cidadania – Valoração ao Reeducando”, a mobilização pretende ouvir os reeducandos que cumprem pena nestes estabelecimentos e prestar esclarecimento de dúvidas jurídicas e processuais e, a partir disso, iniciar uma triagem que vai acompanhar os processos na justiça visando garantir mais agilidade no julgamento destes.
De acordo com o secretário Renato Guedes, a operação se deve à necessidade de proporcionar acompanhamento jurídico, social e psicológico, visando resguardar os direitos e deveres para garantir a harmonia entre a população carcerária.
A equipe formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos que trabalham no órgão tem como focos principais na ação: prestar informação jurídica e processual ao reeducandos; interagir com estes conscientizando-os de seus direitos e deveres; levar acompanhamento social e psicológico e proporcionar esperança e conforto a estes e suas famílias.
A primeira visita acontece nesta sexta-feira, ao Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri, onde atualmente cumprem pena 400 reeducandos. Em seguida, serão visitadas as Casas de Prisão Provisórias de Porto Nacional, Paraíso, Palmas e Araguaína.
“Eu espero um resultado muito positivo, tendo em vista que o reeducando se sente muito mais responsável no cumprimento de sua pena quando as notícias do seu processo chegam até ele de forma presencial. E essas visitas terão um cunho social e humanizador”, diz a superintendente administrativa do Sistema Penitenciário, Lindinalva Silva de Aquino. (Kelly Rosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário